INTRODUÇÃO
A compactação adequada de misturas asfálticas durante o processo de construção tem sido reconhecida como crítica para o desempenho satisfatório dos pavimentos de asfalto e uma compactação inadequada pode resultar em falha prematura de uma boa mistura asfáltica.
A compactação é definida como o processo pelo qual o volume de ar em um concreto asfáltico é reduzido usando forças externas para reorientar os agregados que o constituem, de forma a deixá-los melhor agrupados (embricados).
A intenção da compactação é aumentar a densidade da mistura, reduzindo os vazios de ar que permitem a infiltração de ar e água no pavimento, e agrupando os agregados para aumentar a estabilidade. Quando os vazios de ar diminuem, a densidade aumenta. Alguns vazios de ar são necessários em um pavimento para permitir a expansão do ligante asfáltico quando submetido a altas temperaturas de serviço, mas um excesso de vazios de ar permite que a água e o ar fluam através do pavimento.
O excesso de ar na camada pode aumentar a taxa de oxidação do ligante asfáltico, aumentando sua fragilidade e aumentando as chances de trincar.
A umidade que entra no pavimento pode causar o deslocamento da película asfáltica, o que reduz a resistência e a durabilidade do pavimento. Alcançar a faixa adequada de densidades (ou vazios de ar) tem efeitos positivos na estabilidade, durabilidade, vida de fadiga e resistência a trincas térmicas, flexibilidade, impermeabilidade e resistência aos danos causados pela umidade.
A capacidade de compactar adequadamente um concreto asfáltico depende de uma série de fatores, incluindo as condições ambientais no momento da construção (temperatura do ar e da base), mistura e propriedades estruturais (tamanho do agregado, forma ou textura e graduação, tipo de ligante asfáltico, temperatura da mistura, aumento ou redução de espessura) e operações de construção (número e tipo de rolos, padrões de rolos, etc.).
A relação entre a espessura da camada e o diâmetro máximo do agregado da mistura é reconhecidamente um fator chave que afeta a capacidade de compactar uma dada mistura em uma determinada aplicação.
Existem três aspectos relacionados a espessura do pavimento que são importantes durante a construção:
- a espessura total da camada, que afeta o resfriamento da aplicação;
- a relação entre a espessura do pavimento e o tamanho máximo do agregado; e
- a uniformidade da espessura do pavimento pronto.
Espessuras irregulares, como ao pavimentar sobre uma camada subjacente irregular, podem resultar em densidades variáveis ao longo do pavimento.
Quer saber mais sobre concretos asfálticos? Em nosso blog você encontra conteúdos exclusivos. Acesse e confira!
Cbb Asfaltos – Qualidade e inovação em soluções asfálticas!