Saiba quais as principais diferenças entre asfalto convencional e o modificado com polímero e quais os usos e vantagens de cada um.
O asfalto é um material fundamental para a construção de estradas, aeroportos, estacionamentos e outros tipos de pavimentos. Com o passar do tempo, novas tecnologias foram desenvolvidas para melhorar a qualidade e a durabilidade do asfalto, incluindo a modificação com polímeros. Vamos explorar as diferenças entre asfaltos convencionais e os modificados com polímeros, as características técnicas de cada um, seus benefícios e vantagens, e onde eles são comumente utilizados.
Asfalto Convencional
O asfalto convencional é usado em larga escala para pavimentação devido à sua resistência e durabilidade. Ele é conhecido por ser flexível, o que permite que ele se adapte a pequenas alterações no solo subjacente sem rachar.
O asfalto convencional, é um ligante obtido pela destilação do petróleo, produto de alta consistência, que apresenta qualidades aglutinantes e impermeabilizantes, além de flexibilidade, apresenta alta durabilidade e resistência. É utilizado em diversos tipos de misturas a quente empregadas nos serviços de construção de pavimentos rodoviários e urbanos. Também disponíveis na versão WM (Asfaltos Mornos).
Os benefícios do asfalto convencional são:
- Custo-benefício: O asfalto convencional é geralmente menos caro para produzir e aplicar do que muitos outros tipos de asfaltos, como por exemplo os modificados.
- É de fácil aplicação: O asfalto convencional pode ser aplicado de maneira relativamente rápida e fácil, minimizando a interrupção do tráfego e outras atividades.
- Durabilidade: Apresenta alta durabilidade dependendo do volume de tráfego.
- Impermeabilidade: O asfalto é impermeável, ajudando a proteger a base do pavimento e a prolongar a sua vida útil.
- Aderência e segurança: O asfalto convencional oferece excelente aderência para os pneus de veículos leves e pesados, aumentando a segurança nas vias, especialmente sob condições de chuva.
Asfalto Modificado com Polímeros
O efeito da modificação do polímero SBS nas propriedades dos ligantes convencionais consiste na diminuição da penetração e um aumento no ponto de amolecimento diretamente relacionado com o aumento do teor de polímero.
O uso de polímeros sintéticos para modificar o desempenho de ligantes asfálticos convencionais remonta ao início dos anos 1970. Mas no Brasil essa tecnologia teve um avanço considerável na década de 90.
Os benefícios em relação aos ligantes convencionais são:
- Diminuição da suscetibilidade térmica;
- Aumento da coesão e;
- Modificação das características reológicas.
No mundo, aproximadamente 75% dos ligantes modificados podem ser classificados como elastoméricos, 15% como plastoméricos e os 10% restantes sendo de borracha.
Os copolímeros SBS tem sua força e elasticidade a partir da reticulação física das moléculas em uma rede tridimensional.
Os blocos finais de poliestireno conferem resistência ao polímero, enquanto os blocos intermediários de matriz emborrachada de poli butadieno conferem ao material sua excepcional elasticidade.
Quando SBS é adicionado ao ligante asfáltico, a fase elastomérica do copolímero SBS absorve os maltenos (frações de óleo) do ligante e incha até nove vezes o seu volume inicial.
Em concentrações adequadas de SBS, uma rede contínua de polímero (fase) é formada em todo o ligante, modificando significativamente as suas propriedades.
Como as borrachas termoplásticas têm pesos moleculares semelhantes ou superiores aos dos asfaltenos, elas competem pelo poder de solvência da fase de malteno e a separação de fases pode ocorrer se maltenos insuficientes estiverem disponíveis.
Essa separação de fases é uma indicação da incompatibilidade do ligante base e do polímero e deve-se tomar cuidado ao fazer a modificação de borracha termoplástica.
Embora pesquisas consideráveis tenham sido realizadas nesta área, os ligantes asfálticos modificados com polímeros SBS ainda precisam ser caracterizados de forma abrangente, devido à natureza complexa e interação do sistema de ligante e polímero.
Os asfaltos modificados por polímeros elastoméricos desenvolvidos pela Cbb Asfaltos, são ligantes de alta performance, recomendados para camadas de rolamento e Binder. Podem ser aplicados em rodovias ou vias urbanas de tráfego moderado, alto ou muito pesado. Apresentam maior elasticidade, com melhoria das características adesivas e coesivas, além de maior resistência ao envelhecimento, à deformação permanente e às trincas de fadiga e térmicas.
Quer saber mais sobre soluções asfálticas? Continue navegando em nosso blog e não deixe de conhecer o nosso site!